Como saber quais contas pagar primeiro?
Determinar quais contas pagar primeiro pode ser um desafio, especialmente se você tiver um grande atraso financeiro. O primeiro passo é separar as despesas básicas que você não pode viver sem, como:
- agua;
- Leve;
- aluguel;
- plano de saúde.
Essas são contas de necessidades básicas, portanto, devem sempre ser uma prioridade, independentemente de você estar endividado. Mesmo a dívida não é o único problema, principalmente não saber como resolver questões pendentes.
Para facilitar essa tarefa, o ideal é fazer um levantamento de todos os gastos que você tem, para que você possa ver com mais clareza o valor e o total de cada um.
Primeiro, você deve categorizar suas taxas fixas. Para isso, é necessário fazer uma lista, como no exemplo a seguir:
- Supermercados: compras semanais e mensais;
- Habitação: água, luz, telefone, gás, rendas, etc.;
- Saúde: médicos, planos de saúde, medicamentos, etc.;
- Educação: mensalidades, transporte escolar, cursos, etc.;
- Serviços: Internet, TV a cabo, etc.
Leia também: 5 dicas simples para organizar sua vida financeira
6 dicas para pagar contas não pagas
1. Desenvolva um orçamento financeiro
Este país tem passado por momentos difíceis e sabemos que é difícil manter a forma como vivíamos aos preços atuais, mesmo pagando contas básicas.
Para isso, assim que começar a organizar suas finanças e ajustar as despesas da casa, crie um orçamento e reveja suas prioridades no momento. Encontre também outras maneiras de economizar, mesmo que sejam apenas alguns centavos aqui e alguns centavos ali.
Confira 10 dicas de como economizar no mercado e cortar gastos.
Temos um eBook gratuito com todos os detalhes de como criar uma organização financeira do zero. Baixe agora e comece a construir seu orçamento!
2. Renegocie sua dívida quando necessário
Para não deixar a situação crescer, uma opção importante é fazer o possível para renegociar sua dívida com os credores, se necessário.
Mas quando se trata de fazer um acordo, não aceite o que você não pode realizar, ou apenas substituirá uma pergunta por outra.
Negociar sua dívida pode impedir que você adicione juros e multas por atraso. Como dica, se você não puder arcar com o custo total, veja se pode pagar em parcelas.
3. Pague as contas de juros mais altas
Se você tem juros altos de inadimplência, como empréstimos e financiamentos, deve colocar depois do encargo base para não pagar mais juros porque essas dívidas são compostas.
Além disso, essas parcelas atrasadas podem prejudicar sua reputação e diminuir a pontuação do seu CPF, o que pode dificultar a obtenção de crédito no mercado, como cartões de crédito e outros empréstimos ou financiamentos.
4. Pague algumas contas com cartão de crédito
Quando usados corretamente, os cartões de crédito podem ser aliados e não vilões. Diante da questão de quais contas pagar primeiro, você sabia que pode pagar algumas contas de consumidores com cartão de crédito? Sim!
Por exemplo, alguns deles são água, luz, telefone, gás e televisão por cabo. Tente verificar com seu banco sobre essa possibilidade, mas lembre-se de que no final do mês você receberá uma fatura, portanto, não abuse desse recurso.
Além disso, certifique-se de pagar o valor da fatura integralmente, pois o pagamento mínimo é uma bola de neve e você pode acabar não conseguindo pagar taxas e juros pendentes.
Se o seu cartão foi suspenso, entre em contato com seu credor e negocie uma opção de pagamento de juros mais baixos apenas para compras muito urgentes.
Se você não puder arcar com o valor total da fatura, ao invés de optar pelo pagamento mínimo, o ideal é parcelar a fatura do cartão de crédito, pois os juros são menores.
Lei também: 6 dicas para organizar as finanças pessoais
5. Pagamento antecipado (se possível)
Quando você paga algumas contas antecipadamente, há uma boa chance de obter um desconto. Vale a pena verificar essa possibilidade com a empresa e pagar todos os custos possíveis antecipadamente.
Se você tem um emprego, use o dia 13 para atualizar suas contas, quitar dívidas com juros altos e antecipar contas como:
- escolas, faculdades, cursos;
- Parcelamento no cartão de crédito;
- declaração de empréstimo de carro ou casa;
- Conta de seguro médico.
6. Defina metas em sua instituição financeira
Sabemos que é preciso tempo e dedicação para acertar as contas, mas é preciso traçar metas para não ficar pensando “trabalho só para pagar as contas”.
Organizar suas finanças só depende de você e sua organização com sua família, mas o ideal é que você tenha em mente o que está fazendo.
Para fazer isso, defina um prazo para atualizar todas as contas.
Isso ajudará todos a planejar para tirar o orçamento doméstico do déficit. Outro objetivo, então, pode ser construir uma reserva de emergência para emergências financeiras.
Dessa forma, caso surja uma emergência no futuro, você não corre o risco de se endividar novamente para quitar um valor inesperado.
Viu como é fácil escolher quais contas pagar primeiro e quitar sua dívida quando você tem um plano de ação claro?
Para te ajudar, conte com a Neon. Nossa missão é reduzir a desigualdade e demonstrar caminhos mais simples e justos para financiar porque todos merecem um futuro brilhante.
Leia também: Como funciona a fatura do cartão de crédito