Muita gente pensa que bancos e cooperativas de crédito são a mesma coisa. Em sua maioria, eles são muito semelhantes. Mas existem várias diferenças importantes que diferenciam as cooperativas de crédito dos bancos.
Veremos a diferença entre os dois tipos e algumas das vantagens de uma cooperativa de crédito. Você também obterá algumas das informações necessárias para decidir qual é o melhor para você .
Existem muitos equívocos e mitos em torno das cooperativas de crédito. Vamos dissipá-los hoje também.
Qual é a diferença entre um banco e uma cooperativa de crédito
A principal diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco é que as cooperativas de crédito são cooperativas, o que significa que são de propriedade dos membros da instituição financeira.
O conceito de cooperativa de crédito é simples. Todos os membros juntam seu dinheiro (que tecnicamente está comprando ações da cooperativa), e o dinheiro é usado para conceder empréstimos e serviços aos membros do sindicato.
As cooperativas de crédito são administradas por um conselho de administração voluntário que é nomeado e eleito pelos membros do sindicato. Este conselho de administração difere de sindicato para sindicato. Cada instituição tem várias maneiras de utilizar seus diretores e requisitos.
Alguns preferem um conselho maior, enquanto outros tentam manter o grupo de gestão menor.
Outra maneira pela qual as cooperativas de crédito são drasticamente diferentes de um banco tradicional é o tamanho; tendem a ser muito menores. Se você está procurando uma instituição financeira que oferece dezenas de filiais que você pode visitar, uma cooperativa de crédito provavelmente não será a melhor escolha para você.
Mesmo as maiores cooperativas de crédito têm apenas cerca de 300 agências, mas a maioria terá apenas um punhado.
Requisitos para ingressar em uma cooperativa de crédito
Outra diferença importante entre bancos e cooperativas de crédito são os requisitos que você deve atender para ingressar em uma cooperativa de crédito.
Existem algumas maneiras de se qualificar para participar de uma cooperativa de crédito específica:
- Seu Empregador – há algumas maneiras pelas quais seu empregador pode ajudá-lo a ingressar em uma cooperativa de crédito. Em alguns casos, seu empregador pode patrocinar uma cooperativa de crédito específica, e trabalhar nelas lhe dá acesso para se tornar um membro. Em outros casos, um setor específico pode ter uma cooperativa de crédito. Existem cooperativas de crédito que só permitem membros na área de educação.
- Sua casa – a maioria das cooperativas de crédito são baseadas em onde você mora. Se você mora na cidade ou município onde a cooperativa de crédito está localizada, então você pode se tornar um membro.
- Sua Família – alguns sindicatos permitem membros da família dos membros. Cada união terá posições diferentes sobre os membros da família. Alguns o restringem à família imediata, enquanto outros o abrem um pouco mais.
- Seus grupos – assim como com os empregadores, há várias maneiras pelas quais um grupo do qual você faz parte pode ajudá-lo a entrar em uma cooperativa de crédito. Se você é membro de uma igreja, frequenta uma escola, etc., pode ser elegível para uma cooperativa de crédito que trabalha com um grupo ou está no mesmo município que o grupo.
Além de atender a um dos requisitos acima, ingressar em uma cooperativa de crédito é tão simples quanto ingressar em um banco.
Tudo o que você precisa fazer é fornecer algumas informações básicas sobre você, fornecer comprovante de residência ou empregador (com base em suas qualificações), pagar uma pequena taxa (normalmente entre US $ 5 e US $ 25) e decidir que tipo de conta deseja abrir. Você pode se tornar um membro da cooperativa de crédito em menos de uma hora.
A maioria das pessoas assume que não é elegível para participar de uma cooperativa de crédito, mas isso raramente é o caso. Mais do que provavelmente, há uma cooperativa de crédito para a qual você é elegível.
Com as maiores cooperativas de crédito, como a Navy Federal, desde que você tenha um membro da família que tenha sido militar, então você pode se tornar um membro. A maioria das pessoas tem alguém em sua família que está servindo ou serviu no passado. Se não, provavelmente existe uma cooperativa de crédito na cidade em que você mora ou onde você trabalha.
Por que escolher uma cooperativa de crédito?
Já que examinamos algumas das diferenças básicas entre as duas instituições financeiras, vamos delinear algumas das vantagens de se tornar um membro de uma cooperativa de crédito versus ingressar em um banco.
Uma das razões óbvias para ingressar em uma cooperativa de crédito é tornar-se membro e acionista da união, não apenas mais um cliente. Para algumas pessoas, isso pode não significar muito, mas para outras, ter uma palavra a dizer nas decisões do sindicato é uma grande vantagem.
Com a maioria das cooperativas de crédito, você pode participar de reuniões nas quais pode votar em algumas das decisões sobre a intuição ou as políticas. Você nunca terá esse tipo de opinião com um banco.
Outra vantagem importante de uma cooperativa de crédito em relação a um banco tradicional são as taxas que você pagará. As cooperativas de crédito tendem a ter taxas muito mais baixas do que um banco.
A principal razão pela qual a maioria das pessoas escolhe cooperativas de crédito em vez de bancos, no entanto, é por causa das taxas de juros.
Você encontrará taxas muito melhores em uma cooperativa de crédito do que em um grande banco nacional. Como as cooperativas de crédito têm taxas operacionais mais baixas e não se preocupam em pagar dividendos no final do ano, elas não inflacionam as taxas de juros para obter mais lucro. Para a maioria das pessoas, as taxas mais baixas são o gancho que as puxa para a cooperativa de crédito.
Credit Union Versus Bank – Qual é o melhor para você?
Agora você já sabe a diferença e as vantagens de uma cooperativa de crédito. Você pode estar se perguntando se deve levar suas finanças para uma cooperativa de crédito. Essa é uma grande decisão, e pode ser confusa.
Quando você está tentando decidir o que fazer com seu dinheiro, você precisa decidir o que você mais valoriza.
Você quer uma instituição com centenas ou milhares de filiais?
Se você viaja muito pelos Estados Unidos e deseja poder parar em um banco onde quer que vá, escolha um banco.
Por outro lado, se você deseja uma sensação “menor e unida” para sua experiência bancária, uma cooperativa de crédito é perfeita para você.
Alguns membros de cooperativas de crédito aperfeiçoam a experiência amigável que obtêm com seu sindicato em comparação com a experiência próxima e impessoal com um grande banco.
No entanto, se você está preocupado com a segurança e proteção de uma cooperativa de crédito, não o faça.
Assim como os bancos têm cobertura FDIC de até US$ 250.000 por conta, as cooperativas de crédito têm proteção de seguro NCUA de até US$ 250.000 por conta. Você obterá a mesma quantidade de proteção financeira com qualquer uma das opções.
Uma das desvantagens das cooperativas de crédito é que você não poderá aproveitar alguns dos programas de recompensas que os grandes bancos oferecem. Embora as cooperativas de crédito tenham começado a oferecer cartões de crédito a seus membros, elas ainda não têm seus excelentes programas de recompensa.
Se você quer um lugar para abrir uma conta poupança e obter a maior taxa de juros, então uma cooperativa de crédito será um pouco melhor do que um banco. Algumas pessoas usarão uma cooperativa de crédito para manter suas economias enquanto usam um banco tradicional para sua conta corrente.
Em média, uma cooperativa de crédito terá taxas um pouco melhores. Uma coisa a ter em conta são as contas de poupança online. Graças a essas contas online, os bancos estão oferecendo taxas de juros mais altas para suas contas de poupança.
No final, cada pessoa e família são diferentes, e todos têm necessidades financeiras diferentes. Ao olhar para a batalha entre banco e cooperativa de crédito, não há um vencedor claro. Cada um deles tem prós e contras e você precisará comparar para decidir qual é o melhor para você.
Veja também: Finanças familiares: como implemente?