Os juros compostos podem ser uma das coisas mais benéficas ou prejudiciais para sua carteira. E tudo depende se você está ganhando ou pagando.
Quando você ganha juros compostos, pode acabar com um saldo muito maior do que investiu inicialmente. Mas quando você cobra juros compostos, pode acabar pagando muito mais do que pediu emprestado.
Mas o que é juros, como funciona e como é diferente de juros simples? Vamos a ver.
Qual é o interesse composto?
Os juros compostos são o processo de adicionar juros a um valor principal e basear os juros futuros nesse novo saldo. É assim que funciona.
Imagine que você investe 100.000 pesos no mercado de ações e no primeiro ano obtém um retorno de 10%. Isso seria um crescimento de 10.000 pesos. O valor total do seu portfólio seria de $ 110.000.
No segundo ano, você ganha mais 10%. Mas lembre-se, agora você está ganhando 10% de 110.000 pesos em vez de 100.000. Então, na realidade, você ganharia 11.000 pesos de juros no segundo ano, o que elevaria o valor de sua conta para 121.000.
Pode não parecer uma grande diferença. Mas os juros compostos continuam a ganhar força ao longo do tempo. A cada ano, você ganharia um pouco mais de juros em um saldo ligeiramente maior. Na verdade, com um retorno anual de 10%, os juros compostos ajudariam sua conta a crescer para mais de 1 milhão em apenas 25 anos.
E isso sem fazer contribuições adicionais durante todo o período de 25 anos.
Como os juros compostos se comparam aos juros simples
Agora, vamos pegar o mesmo exemplo acima e imaginar que, em vez disso, você foi pago com juros simples.
Se você ganhasse 10% de juros simples, ganharia $ 10.000 por ano ao longo de 25 anos; você só ganharia juros sobre seu investimento principal.
Então, em 25 anos, você ganharia 225.000 pesos em juros simples. Depois de adicionar isso ao seu saldo inicial de 100.000 pesos, você descobrirá que seu saldo final é de 350.000 pesos.
Isso é mais de $ 650.000 a menos do que você teria seus juros compostos o tempo todo.
Felizmente, a maioria dos investimentos usa juros compostos. Por outro lado, os juros simples são mais comumente usados em empréstimos parcelados, como hipotecas e empréstimos para carros.
Em geral, esta é uma boa notícia. Mas há situações em que podem ser cobrados juros compostos sobre a dívida, que discutiremos mais adiante.