Gerenciar nossas finanças pode ser um assunto difícil de controlar, mas com algumas dicas financeiras podemos alcançar uma boa saúde monetária para o nosso negócio.
Aliás, sabemos que hoje, empreender, além de realizar seu sonho de ser seu próprio patrão e trabalhar por suas ideias, é uma responsabilidade e um compromisso enormes ; pois você não está tratando apenas o dinheiro de sua empresa ou futuro, mas também o de seus sócios e funcionários (se tiver).
1. Plataforma de contabilidade
A tecnologia é nossa aliada, pois nos permite analisar, controlar e manter todas as informações em tempo real sobre as entradas e saídas de dinheiro da nossa empresa. É uma ferramenta útil para alimentar informações que nos permitem ter mais visibilidade da nossa situação econômica.
Na medida em que você tiver uma visão geral da liquidez do seu negócio, poderá melhorar a tomada de decisões.
Adquira uma plataforma com tecnologia escalável de contabilidade e folha
Queremos que você tenha clareza sobre a situação financeira do seu negócio. É por isso que a plataforma do Backstartup simplifica a forma como você visualiza suas finanças, atualiza as informações em tempo real e pode se comunicar com seu contador online.
Crie faturas em minutos usando nossos modelos e organize uma lista de seus clientes para facilitar as cobranças.
2. Tempo é dinheiro
No mundo do empreendedorismo, as horas se transformam em minutos e os dias em horas. Perder seu tempo, perder o foco ou focar em aspectos que são de responsabilidade de especialistas e não são seu ponto forte, costumam ser perda de tempo e nesse mundo de empreendedorismo, isso se torna perda de dinheiro.
Onde você foca sua atenção diária é onde você verá resultados em pouco tempo. O que é prioridade? A que devo dedicar todo o meu tempo? Pergunte a si mesmo muito constantemente porque você precisa distribuir esse tempo da melhor maneira, para que você aproveite ao máximo.
Evite tantas reuniões por dia que não têm nada a ver com seu negócio ou seu trabalho.
3. Receba um salário
Você deve fazer parte da lista de despesas de sua empresa. No início acontece que você é o único funcionário da empresa, inclua-se como mais um trabalhador em seu negócio. Definir um salário irá ajudá-lo a evitar despesas desnecessárias.
Separe suas despesas pessoais das da empresa.
Deposite uma quantia fixa a cada mês em sua conta pessoal, que seria seu salário.
A princípio o salário não será uma grande quantia em dinheiro, mas você deve projetar os orçamentos para crescimento e contratar capital humano, enquanto seu projeto está na primeira fase.
4. Conquiste clientes
Para uma empresa, o mais importante são os seus clientes, é um dos sinais mais claros de que tudo vai bem e que o seu produto ou serviço foi bem recebido no setor.
Crie listas de seus clientes, faça faturas online em minutos, você pode obter isso com uma plataforma de contabilidade que fatura você.
Aplique estratégias de sucesso e concentre-se em encontrar seu alvo ou público-alvo.
Analise através de informações financeiras quais são seus clientes em potencial e quais geram mais lucros.
Depois de obter esses clientes, você deve mantê-los e retê-los. Você consegue isso com um bom serviço ou produto, a melhor forma de vender é através de uma boa experiência do usuário.
5. Plano financeiro
Definir metas é o melhor conselho que podemos lhe dar, não vá sem rumo. Visualize-se a curto, médio e longo prazo. Improvisar não é uma opção na hora de criar uma empresa, você deve ter muito claro o propósito do seu serviço ou produto.
As metas nos ajudam a permanecer no caminho certo, então uma das primeiras coisas que você deve fazer é montar um plano.
Qual é o propósito da sua empresa? Você tem claro? Caso contrário, defina um objetivo principal que lhe dê visibilidade do caminho que você precisa seguir para chegar lá.
As metas financeiras podem ser semanais e mensais quando você é uma pequena empresa. Ao atingir esses pequenos objetivos, eles o manterão motivado e o ajudarão a não desistir.
Alguns objetivos você alcançará, outros não. Faça gráficos de comparação para ver quais são os pontos fortes e fracos financeiros da sua empresa.
Faça reuniões com sua equipe financeira com muita frequência para revisar e controlar se essas metas estão sendo alcançadas e isso também te ajuda a tomar decisões no prazo.