Pode-se destacar que a falta de educação financeira é um dos principais motivos da alta inadimplência em meu país. Atualmente, cerca de 64 milhões de brasileiros deixaram de cumprir seus compromissos financeiros, tornando-os um dos devedores recordes do país.
Outro fato sobre a falta de educação financeira é que quase 6 em cada 10 brasileiros não têm poupança ou reservas para garantir uma velhice melhor.
A educação financeira é fundamental para adquirir conhecimentos e habilidades que o ajudem a administrar seu dinheiro de forma mais eficaz, e o processo pode começar a qualquer momento.
A educação financeira vai muito além do ato de poupar. Consiste em um conjunto de ações para cortar despesas, investir e aumentar recursos de forma inteligente. Para iniciar sua educação financeira, você precisará de:
1 – Assuma o controle financeiro de suas despesas – saiba quanto você gasta diariamente, semanalmente e mensalmente, mesmo que pareça uma despesa inconsequente.
Marque quanto você gasta em padarias, mercados, bares e lanchonetes, seus custos de combustível e muito mais.
Em geral, a maioria das pessoas não valoriza esse fato e não pode reduzir essas taxas porque não sabe o quanto merece.
2 – Gaste Menos do que Ganha – A educação financeira começa com um plano de gastar menos do que sua renda e investir pelo menos uma parte do restante, então planeje todas as suas despesas e elimine aquelas que você acha redundantes.
3 – Não Impulsione a Compra – Antes de comprar, faça uma pergunta básica e necessária: Eu realmente preciso disso agora?
4 – Pague todas as suas contas em dia – O ideal é planejar as despesas para cobrir todas as suas despesas fixas, renegociar e evitar juros altos caso tenha dívidas inadimplentes. Evite ao máximo as compras de longo prazo.
5 – Reduza gastos desnecessários – Avalie todos os seus gastos fixos e analise o que pode ser reduzido, como luz, telefone, água, TV por assinatura, combustível, etc.
6 – Respeite seu dinheiro – sempre que for comprar algo, calcule quanto esforço você precisa fazer para conseguir o que deseja e analise se vale a pena.
7 – Planeje Suas Finanças – Determine suas receitas, despesas, valor restante e quanto investir mensalmente para aumentar seu dinheiro.
8 – Aprenda a Investir – A educação financeira foi pensada para ajudar a administrar o dinheiro que você ganha cortando despesas e investindo para agregar valor, por isso saber investir o valor que você usa para esse fim é fundamental.
Quem pensa que é preciso muito investimento ou um grande sacrifício para dobrar seu dinheiro está enganado. Você não precisa abrir mão das alegrias da vida para obter uma educação financeira e retornos garantidos para uma melhor estabilidade a longo prazo.
O mercado permite investimentos inteligentes e seguros, garante boa rentabilidade para todos os perfis e necessidades, além de oferecer segurança e conforto até para os mais conservadores.
Fontes: www.oabprev-rj.com.br