Segundo alguns especialistas, seu orçamento deve ser dividido da seguinte forma:
50% para despesas básicas (moradia, alimentação, transporte, serviços, entre outras)
30% em despesas pessoais (hobbies, recreação e lazer, vestuário, beleza)
20% para poupança (para viagens, compra de casa, em caso de imprevistos, para aposentadoria)
Entre a teoria e a prática há muito no meio. Talvez possa parecer impossível para você atingir esse equilíbrio, considerando que o salário não é suficiente para você e você sempre chega ajustado no final do mês.
No entanto, existem alguns pequenos truques que ajudarão você a economizar dinheiro mais rapidamente.
Aprenda a economizar com essas 30 dicas
Coma caseiro. Preparar a própria comida (seja para comer em casa ou para levar para o escritório) é um primeiro passo para começar a economizar, já que é mais barato e, além disso, você terá mais controle das porções.
Com o que você almoça um dia na rua, você pode comprar ingredientes frescos para preparar vários pratos, reduzindo assim a quantidade de dinheiro que você deve alocar para sua alimentação todos os meses.
Reduza o consumo de serviços: quanto menos você consumir, menos impacto terá no seu orçamento. Algumas ideias e recomendações:
Certifique-se de que não há vazamentos de água ou gás em casa, pois representam um risco e um custo adicional na conta mensal.
Economize dados em seu plano de celular conectando-se sempre ao Wi-Fi no escritório ou em casa.
Use ar condicionado e aquecimento com moderação.
Desligue e desconecte os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso.
Não desperdice água: tome banhos curtos; não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou escova os dentes; feche bem a torneira; se puder, reutilize a água.
Venda o que não usa mais: faça uma limpeza geral e identifique objetos, eletrodomésticos, roupas, que não usa mais. Coloque-os à venda on-line para obter uma renda extra e economize esse dinheiro rapidamente.
Elimine gastos desnecessários: elaborar um orçamento e acompanhar os gastos é uma forma eficiente de identificar gastos desnecessários, que podem ser reduzidos. Aqueles lanches, sobremesas, assinaturas que você não usa, compras impulsivas, elimine-os!
Compare preços: não vá para a primeira oferta. Verifique os preços em várias lojas ou supermercados, você certamente identificará oportunidades para economizar alguns pesos.
Faça uma lista de compras: Quando for ao supermercado, pegue uma lista do que precisa e cumpra-a, assim você evitará ultrapassar seu orçamento ou comprar em excesso. Ele também compra frutas e verduras da época, que costumam ter um bom preço.
Compre na baixa temporada: as lojas costumam realizar leilões quando suas roupas “não são as últimas novidades”. Faça isso funcionar a seu favor e aproveite os descontos.
Compre roupas em mercados e feiras: você pode obter roupas de segunda mão a preços excelentes, o que lhe permitirá economizar. Você também pode apoiar artesãos locais, levando suas peças que você consegue, em alguns casos, a preços mais baixos.
Evite usar seus cartões de crédito: eles costumam ter altas taxas de juros, além de aumentar suas dívidas. Não use a menos que você não tenha outra escolha.
Não faça compras impulsivas, fora do planejado: caprichos, artigos de luxo ou itens que não sejam essenciais.
Não os use a menos que seja uma necessidade, como produtos básicos, emergências ou acidentes.
Se você usou, pague suas parcelas e juros em dia, para não aumentar a dívida.
Não seja impulsivo: antes de comprar qualquer coisa, principalmente aqueles que não são produtos essenciais, analise: você realmente precisa? Está dentro do seu orçamento? Vai representar uma dívida?
Considere solicitar uma compra de carteira : Esta é uma opção caso você já tenha dívidas diferentes. Você vai conseguir se organizar melhor tendo que pagar uma única parcela e sair da dívida mais rápido , assim terá a oportunidade de começar a economizar logo com um valor maior.
Consulte as condições do seu banco: taxas de manuseio, taxas de juros, anuidades… Cada banco tem suas próprias condições de produtos e serviços.
Descubra quais eles oferecem para você, para levá-los em consideração na hora de fazer seu orçamento, mas também para compará-los com outras instituições. Talvez uma mudança combine com você.
Apoie os produtos locais: comprar no mercado local pode representar uma economia significativa. Descubra qual está perto de casa e veja o que ela oferece.
Iniciar uma poupança programada: consiste em depositar uma quantia definida de dinheiro todos os meses, durante um tempo acordado com o banco. Ao final do prazo, você poderá dispor do valor economizado.