Se você está se perguntando como economizar enquanto estuda, é sinal de que reconhece a importância das finanças nesta fase da vida. De modo geral, é quando temos menos poder aquisitivo e somos dependentes de familiares, mas isso não significa que o controle financeiro não seja necessário.
Se você deseja alcançar objetivos como ir para a faculdade, fazer um intercâmbio ou estudar no exterior, precisa aprender a economizar dinheiro enquanto é estudante – e deve começar o mais rápido possível.
7 dicas para resolver a falta de tempo para organizar as finanças
Para te ajudar, nos tópicos a seguir, mostraremos 10 dicas valiosas que vão te ajudar a cuidar das suas finanças e te dizer quais erros você deve evitar:
Como economizar dinheiro como estudante: 10 dicas
Aprender a economizar dinheiro como estudante fará uma grande diferença em sua vida financeira futura. Aqui estão algumas dicas que você pode colocar em prática agora.
1. Leve comida de casa
Sem dúvida, uma das despesas mais pesadas na vida estudantil é a alimentação.
Com a correria do dia a dia e os pequenos intervalos entre as aulas, talvez você não consiga resistir à tentação de fast food e lanchonetes. Mas, quando somado, gastar com lanches e refeições ao ar livre pode levar a uma lacuna no seu orçamento.
Por isso, o ideal é trazer comida de casa e estar sempre preparado para passar longas horas ao ar livre.
Algumas dicas são sanduíches (carne, pasta de amendoim, salsicha, etc.), nozes, frutas, barras de cereais, tortas frias, biscoitos, etc. que podem ser guardados fora da geladeira.
2. Prefira moradia compartilhada
Se você não mora com seus pais ou estuda em outra cidade, a opção mais barata é a moradia compartilhada. No mercado imobiliário é chamado por nomes diferentes como “coliving”, mas na vida estudantil é a boa e velha república.
Há quartos individuais e compartilhados para escolher, além de vários pacotes de serviços que incluem limpeza, estacionamento, refeições diárias e muito mais.
Dependendo do seu dia-a-dia, pode ser mais prático morar em um dormitório bem equipado – certamente muito mais barato do que arrendar um apartamento separado.
3. Economize no frete
O transporte é outra categoria de despesas que merece a atenção do aluno. Por exemplo, os carros são muito caros devido ao combustível, estacionamento e manutenção.
Então é melhor usar transporte público, andar com outros estudantes, ou até mesmo usar uma bicicleta se quiser.
4. Saiba mais sobre bolsas e benefícios
Algumas escolas e universidades oferecem bolsas e benefícios aos alunos, e essas alternativas podem aumentar o orçamento. Por exemplo, pode-se buscar um programa de iniciação científica, oferecendo bolsas mensais no caso de instituições públicas, ou mensalidades mais baixas no caso de instituições privadas.
As universidades públicas também oferecem benefícios e assistência a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como bolsa moradia, bolsa alimentação e bolsa atividade.
5. Compre livros usados
Se você comprar todos os livros que seu professor recomenda, você perderá dinheiro todo mês.
Então, antes de ir às compras em uma livraria, procure livros usados em livrarias usadas – a Estante Virtual tem milhares de livros.
A compra de um livro novo só vale a pena se for fundamental para seus estudos (por exemplo, informações sobre novas edições não incluídas em livros anteriores) e não houver opções usadas em bom estado.
Confira 11 dicas para organizar suas finanças pessoais
6. Compartilhe materiais de aprendizagem online
Hoje, existem plataformas para compartilhar materiais de estudo que podem ajudá-lo a economizar livros e cópias. O mais famoso deles é o Passei Direto, que reúne mais de 12 milhões de materiais como resumos, exercícios, videoaulas e muito mais. Basta se registrar como aluno gratuitamente para começar a compartilhar conteúdo na plataforma.
7. Evite Xerox
Já imaginou quanto você gasta em impressão e cópia para um mês de aula?
Some todos esses custos e pode valer a pena priorizar PDFs conhecidos em vez de materiais impressos.
8. Controle seus gastos
Os alunos também precisam controlar suas despesas e organizar seus orçamentos.
Basicamente, você deve registrar todas as suas receitas e despesas, esperando gastar menos do que sua renda para ter uma reserva para contingências.
Essa tarefa fica mais fácil com a utilização de nossa planilha de gastos para controle financeiro pessoal, onde você pode preencher valores a qualquer momento e acompanhar de perto suas finanças. Baixe o seu agora!
9. Priorize o lazer em casa
As despesas com lazer podem afetar o bolso dos estudantes, principalmente quando se trata de restaurantes, bares e casas noturnas.
Então agora é a hora de aproveitar para festejar em casa e comprar comida e bebida no supermercado, onde é bem mais barato.
Se você mora em dormitório ou tem amigos morando em dormitório, é muito mais fácil organizar eventos e reunir as pessoas para curtir muito por muito pouco dinheiro.
Aqui estão coisas que você pode fazer no seu tempo livre para se divertir sem gastar uma fortuna.
Finanças familiares como implementar?
10. Procure eventos gratuitos
Ao sair de casa, a dica é ficar de olho nos shows gratuitos na sua cidade.
Podem ser passeios de parque, feiras, exposições, cinemas, teatros, shows e qualquer outra atração com entrada gratuita. Assim você economiza dinheiro e explora a paisagem cultural da sua região.
Objetivos do aluno ao economizar dinheiro
Como estudante, é importante saber poupar dinheiro, pois as reservas financeiras nesta fase são cruciais para atingir os objetivos futuros. Confira alguns motivos para manter seu orçamento sob controle. Prepare-se para a faculdade Para estudantes do ensino médio, ter economias para a faculdade ajuda bastante.
Há muitas possibilidades: pagar um curso, pagar os primeiros meses de uma universidade em outra cidade, comprar materiais de estudo, etc.